Para que uma viagem corra da melhor maneira e os objectivos profissionais e pessoais sejam alcançados é fundamental que nos sintamos bem. As questões relacionadas com a saúde e o bem-estar devem, por isso, fazer parte da preparação de qualquer viagem.
A consulta do viajante é uma consulta médica de carácter preventivo e tem em vista a avaliação dos riscos envolvidos, pessoais e outros, e a sua prevenção. A realização de uma consulta de viajante é aconselhável sobretudo quando no local de destino há riscos de situações epidémicas, condições sanitárias e de higiene deficientes, riscos de infecções transmissiveis por contacto sexual ou de outro tipo. As medidas preventivas a adoptar podem envolver a vacinação, medicações profilácticas ou terapêuticas e informação e conselhos que permitam ao viajante adoptar as medidas adequadas em cada situação.
No nosso país é fácil fazer uma consulta de viajante sendo vários os hospitais e instituições de saúde, públicas e privadas, que prestam este serviço. Temos, também, a consulta do viajante online, que é uma opção mais simples e rápida.
Pessoalmente devo confessar que nunca me preocupei muito com a possibilidade de contrair alguma doença grave, inclusive de caracter infeccioso, durante uma viagem, mas já me preocupo muito com aquelas indisposições que, não sendo situações graves, podem realmente afectar o meu bem-estar e prejudicar o meu desempenho profissional e pessoal. Evitar ou tratar rapidamente essas indisposições é a minha prioridade de saúde em viagem pelo que tenho sempre preparado um pequeno KIT de medicamentos comuns para utilização em casos comuns, como febre, dores, diarreia ou obstipação, vómitos, azia ou indisposição, infecções fungicas da pele, picadas de insectos e insónias. Descobri há pouco tempo que ter toalhetes de desinfecção pode ser muito útil, até para limpar as mãos.
É claro que, quem toma habitualmente medicamentos ou faz tratamentos regulares deve sempre acautelar que leva as doses necessárias para o período em que estará a viajar.
Outro aspecto a considerar são as medidas sanitárias específicas adoptadas em determinados países sobretudo quando está em causa a prevenção de situações epidémicas. Há alguns anos estive em Pequim em plena crise da "gripe das aves" e as medidas de prevenção sanitária adoptadas incluiam, para além de um exaustivo questionário sobre o estado de saúde, a passagem por um pórtico que media a temperatura corporal e registava outros sinais corporais da presença de uma eventual infecção. Passar por esse pórtico foi uma experiência estranha, á medida que me aproximava sentia a minha temperatura corporal aumentar e confesso que tive medo de ser levada para trás do biombo branco onde três ou qutro pessoas vestidas de branco e com máscaras profiláticas pareciam esperar pelas suas vítimas. Devaneios ...
Dependendo do sítio para onde vamos ou de onde vimos poderemos ter de preencher, ainda no avião ou no aeroporto, um boletim sanitário. O meu conselho é que seja rigoroso na informação prestada, afinal estas medidas de segurança são para nossa protecção e protecção das pessoas que nos recebem no seu país.
