A Fundação INATEL tem um novo equipamento cultural em Évora, no Palácio do Barrocal, junto à Praça do Giraldo, paredes meias com a Igreja da Sé. É um edifício antigo que há muitos anos pedia obras de recuperação e uma melhor utilização. O Programa Acrópole XXI veio tornar possível a realização de parte dessas obras e uma reafectação deste edifício a novas valências culturais. Aqui estão já instalados dois núcleos expositivos: O Museu do Relógio e a Galeria de Exposições da Fundação INATEL.
Esta Exposição de Fotografia, adquirida ao fotógrafo Augusto Baptista em 1999, esteve patente em outras cidades e chega agora a Évora com toda a actualidade. São retratos de homens e mulheres que cruzaram o Século XX, que em 1999 tinham 100 anos. São fotos que nos interrogam sobre a passagem do tempo, sobre a dignidade do olhar e, muitas vezes, sobre a solidão. Sobre os retratados diz Augusto Baptista "Alheios ao desassossego que reina em volta, em pose solene ou a fazerem-se desentendidos, olham-me indulgentes. Vagos. Como se vissem para além de mim." É o olhar de quem sabe muito da vida, que olha para além de si próprio.
Neste Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações esta exposição surge como um marco simbólico para todos nós que trabalhamos na Fundação INATEL. Uma forma de manter presente nos nossos espíritos a missão de serviço público, de permanente resposta às necessidades de todos, em especial dos mais velhos, na ocupação dos tempos livres e do lazer de qualidade.
